Histórico

 

O Centro de Valorização Profissional de Aposentados - VALORIDADE, foi criado em 2000, no seio da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), tendo como origem o Programa ATA - Assistência Técnica de Aposentados, destinado a promover melhoria da qualidade de produtos e serviços das empresas associadas.

 

Inicialmente, o VALORIDADE desenvolveu suas ações com trabalho voluntário de profissionais aposentados altamente qualificados, oriundos de empresas nacionais ou multinacionais, instituições financeiras públicas e privadas, com larga experiência em Comércio Exterior, principalmente, desejosos de permanecer ativos na sociedade.

 

Voltado para a melhoria da qualidade de vida dos aposentados adeptos do envelhecimento ativo, o VALORIDADE foi concebido para desenvolver ações com base em projetos, espelhando-se em modelos internacionais de cooperação técnica, com aporte de recursos financeiros, tecnologia e serviços de consultoria utilizando a experiência de aposentados de países desenvolvidos.

 

O Fórum Rio Competitivo, lançado na ACRJ em 20 de setembro de 2000, primeiro projeto do VALORIDADE com foco nas pequenas e médias empresas dispostas a produzir para o mercado externo, reuniu empresários, dirigentes de empresas, representantes de entidades de classe e de organismos internacionais, consultores e profissionais de Comércio Internacional, para discutir oportunidades de negócios internacionais e a capacitação exigida pelos mercados globalizados.

 

O evento, realizado no Centro de Convenções da ACRJ, além do apoio dos Conselhos Empresariais da ACRJ, contou com a parceria da Universidade Veiga de Almeida na elaboração do material publicitário da primeira edição em 2000 e do SEBRAE/RJ, na segunda edição em 28 de novembro de 2001.

 

Em 2002, no Forte de Copacabana, foi realizado o I Salão VALORIDADE com trabalhos de artistas e artesãos da terceira idade, nas mais diversas expressões artísticas: pintura, escultura, cerâmica, marqueteria e papel marché, entre outros.

  

Diante da realidade dos aposentados que procuravam o VALORIDADE, cada vez mais dependentes de complementação de renda para manutenção da vida com qualidade e dignidade, em 2003 o Fórum Rio Competitivo foi transformado em um programa de capacitação e treinamento empresarial, embrião de novos programas de valorização da experiência de profissionais com mais de 60 anos.

 

Para alcançar seus objetivos, priorizando a valorização de competências, foram idealizados programas específicos de geração de trabalho e renda, além de ações para disseminação de conhecimento, compatíveis com as oportunidades de valorização dos idosos na Sociedade.

 

Como conseqüência, surgiu o RIO COMPETITIVO – Programa de Exportação, iniciado em 02 de outubro de 2003, com a I Mostra de Arte Decorativa, realizada no Forte de Copacabana, na Cidade do Rio de Janeiro, apoiada pelo Museu do Forte, com exposição de esculturas e peças funcionais de ceramistas do Atelier “Da Arte da Terra” e mobiliário da coleção de exportação da Velha Bahia, tradicional empresa do setor de móveis. Direcionada ao marketing dos produtos expostos, a Mostra cumpriu seu papel não só junto às representações de outros países interessados em intercâmbio comercial, como aos empresários brasileiros e estrangeiros em turismo de negócios na cidade.

 

A eficácia do evento pode ser comprovada pela realização, em 2009, da terceira exposição do Atelier “Da Arte da Terra”, no Forte de Copacabana, expandindo as vendas para grande número de turistas nacionais e internacionais.

 

Coerente com os propósitos de valorização dos aposentados que nortearam a sua criação, o VALORIDADE constata que, decorridos mais de seis anos do Estatuto do Idoso (Lei n◦ 10.741 de 01/Out/2003), persiste o quadro de escassez de oportunidades para os idosos que pretendem continuar produtivos para a Sociedade, contribuindo com suas competências.

 

Diante dessa realidade, o VALORIDADE iniciou uma nova fase de trabalho mais centrada na sua missão, ou seja, na defesa de direitos sociais dos aposentados, expandindo seus projetos para outros locais de concentração de idosos empreendedores, direcionando seu foco para melhorar a qualidade de vida desses idosos, apoiando projetos de acessibilidade, produtos e serviços adequados às suas necessidades, com parceiros preocupados com a Responsabilidade Social.

 

Dentro desse contexto, cumprindo com os propósitos de ampliar sua atuação na geração de trabalho e renda, o VALORIDADE vem desenvolvendo a Rede VALORIDADE, uma Rede Colaborativa da Terceira Idade visando arregimentar parceiros dispostos a colaborar com sua expertise em projetos de empreendedorismo social, sejam pessoas físicas ou jurídicas, além de instituições públicas e privadas envolvidas com questões relativas ao idoso.

 

Tendo sempre presente a Responsabilidade Social como motivação das parcerias, a Rede VALORIDADE se apresenta como um instrumento de inclusão social de idosos, capaz de proporcionar a disseminação de conhecimento sobre políticas públicas direcionadas a pessoa idosa, discussão de melhores condições de vida e trabalho para grupos de artesãos de terceira idade, além de possibilitar o surgimento de empreendedores idosos através de capacitação em gestão e aprimoramento dos produtos, com orientação para o mercado.